Five Feet Apart
Editora:
Published: 25/02/2019
Você pode amar alguém que você nunca pode tocar?Stella Grant gosta de estar no controle, mesmo que seus pulmões totalmente fora de controle a tenham feito entrar e sair do hospital durante a maior parte de sua vida. Neste ponto, o que Stella mais precisa é manter-se longe de qualquer pessoa ou qualquer coisa que possa lhe passar uma infecção e comprometer a possibilidade de um transplante de pulmão. Seis passos separados. Sem exceções.A única…

A Cinco Passos de Você é um livro que foi escrito baseado no filme de mesmo nome. Ao contrário do que normalmente acontece, neste caso o filme veio primeiro. Mas nem por isso ele deixa de ser bom.

O livro conta a história de uma adolescente, Stella Grant, que sofre com uma doença crônica, a fibrose cística. Essa doença impede que seus pulmões funcionem direito, além de prejudicar o sistema imunológico. Stella está há alguns anos internada no hospital, que já se tornou a sua casa. Ela está fazendo um tratamento experimental enquanto aguarda uma oportunidade de receber um transplante de pulmão.

Porém, o tratamento tem que ser seguido à risca, o que ela faz rigorosamente. Ela não pode arriscar-se a pegar alguma infecção, o que a tornaria inapta a receber o transplante. Por esse motivo ela não pode aproximar-se a menos de seis pés de distância de outra pessoa com o mesmo problema. Na versão em português traduziram os 6 pés como 6 passos.

As coisas começam a se complicar quando chega ao hospital um outro adolescente com o mesmo problema. Ao contrário de Stella, Will Newman é completamente desregrado e não liga para o rigor do tratamento experimental. Stella tenta ajudá-lo com os medicamentos, para que ele não deixe de seguir as recomendações médicas. Com o tempo os dois tornam-se amigos e acabam se apaixonando. No entanto, eles precisam manter a distância mínima, apesar da vontade de se aproximar um do outro.

Aí começa o dilema: será que valeria a pena se aproximar um pouco mais, mantendo 5 pés (ou 5 passos, na versão em português) de distância, ao invés de seis? O grande amor que eles sentem um pelo outro valeria o risco de arruinar o tratamento?

O livro realmente é interessante e vale a pena ser lido. Pena que a tradução pecou ao transformar os 6 pés de distância em 6 pasos, uma distância bem maior. Afinal, 6 pés equivale a pouco menos de 2 metros, enquanto 6 passos seriam o equivalente a aproximadamente 5 metros. Sim, isso faz diferença, apesar de não alterar a compreensão do conteúdo.

Deixando esse detalhe de lado, posso afirmar que vale a pena conhecer a versão escrita do filme. Não há como não se emocionar, mesmo que você já conheça a história. Não preciso nem falar que, como acontece na maioria das vezes, o livro é melhor que o filme.

Categorias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avalie esta resenha: